Olá mamães,
Estou aqui hoje para falar de um treinamento muscular diferente, quase desconhecido e com uma importância bem grande quando nos referimos ao termo Saúde (na mulher e no homem também).
Os músculos do assoalho pélvico (MAP) são reconhecidos em sua grande maioria quando falamos em melhorar a função sexual, porém eles têm papel fundamental durante toda a vida, principalmente na velhice e durante a gestação. Eles se localizam na base da pelve (figura 1) e sua principal função é a sustentação dos órgãos que se situam na pelve: bexiga, útero, vagina e o final do intestino (figura 2), promovendo a continência urinária e fecal e evitando outros problemas como o prolapso de órgãos pélvicos (bexiga caída), disfunção sexual, dores em região de baixo ventre, constipação intestinal, incontinência urinária e fecal.
A gestação, o parto vaginal, o obesidade, o sedentarismo e a menopausa são fatores que favorecem o aparecimento dessas disfunções, sendo possível prevenir e tratar essas disfunções com exercícios direcionados e supervisionados voltados para essa região, a fim de evitar intervenções cirúrgicas e proporcionar qualidade de vida e melhora na auto-estima, através do conhecimento corporal.
Fisioterapeuta Saúde da Mulher
0 comentários:
Postar um comentário